terça-feira, 18 de outubro de 2011

Dia do Médico 2

Outro "grupo de médicos" que merece o nosso destaque são os Doutores da Alegria. Abaixo você conhece o que é esse projeto, sua missão, historia e areá de atuação. 


Elenco de Doutores 




Em 1986, Michael Christensen, um palhaço americano, diretor do Big Apple Circus de Nova Iorque, apresentava-se numa comemoração num hospital daquela cidade, quando pediu para visitar as crianças internadas que não puderam participar do evento. Improvisando, substituiu as imagens da internação por outras alegres e engraçadas. Essa foi a semente da Clown Care Unit™, grupo de artistas especialmente treinados para levar alegria a crianças internadas em hospitais de Nova Iorque.

Em 1988 Wellington Nogueira passou a integrar a trupe americana. Voltando ao Brasil, em 1991, resolveu tentar aqui um projeto parecido, enquanto ex-colegas faziam o mesmo na França (Le Rire Medecin) e Alemanha (Die Klown Doktoren). Os preparativos deram um trabalho danado, mas valeu: em setembro daquele ano, numa luminosa iniciativa do Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, em São Paulo (hoje Hospital da Criança), teve início nosso programa. 




Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil que tem como missão promover a experiência da alegria na adversidade, por meio da arte do palhaço.
Desde 1991, a ONG atua junto a crianças hospitalizadas, seus pais e profissionais da saúde. Mantém também um núcleo de pesquisa dedicado à linguagem do palhaço e desenvolve programas diversos de formação nessa área. Pesquisas demonstram que, apesar do trabalho ser dirigido às crianças, contagia pais, profissionais de saúde e funcionários dos hospitais.
Com um elenco de cerca de 50 palhaços profissionais, a ONG atua nos hospitais públicos de São Paulo, Recife, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Os palhaços atuam em dupla e visitam as crianças leito a leito, duas vezes por semana, por cerca de seis horas por dia, 48 semanas por ano. Em vez de um espetáculo pré-estabelecido, trata-se de interação artística construída ali, na hora, a partir da permissão da criança.
Os Doutores da Alegria realizaram cerca de 800 mil visitas desde sua fundação, articulam hoje uma rede com mais de 400 grupos semelhantes que atuam em todo o Brasil e já formaram mais de 180 palhaços com seu programa de formação para jovens. 
A organização é reconhecida em todo o país por seu profissionalismo e atuação inovadora. Recebeu o Prêmio Criança da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, foi iaca\ncluída três vezes na lista das 100 melhores práticas globais da divisão Habitat da Organização das Nações Unidas e recebeu o Prêmio Cultura e Saúde, concedido em junho de 2009 pelo Programa Cultura Viva, iniciativa conjunta dos Ministérios da Cultura e Saúde.

Vamos interceder sempre por esse grupo para que eles possam levar cada vez mais alegria e felicidade para essas famílias que tanto sofrem.   

Para mais informações acesse: http://www.doutoresdaalegria.org.br/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário